+

Histórico

O tema Educação Financeira na Universidade Estadual de Maringá

            A inserção do tema Educação Financeira na UEM ocorreu inicialmente em novembro de 2005 com a aprovação do Projeto de Extensão: Vida Financeira Saudável, coordenado pela Assistente Social Helena Maria Ramos dos Santos e teve como base o fato de observações de situações de endividamento na sociedade dada a falta de conhecimento básicos em finanças pessoais. A consequência sempre leva à busca de empréstimos bancários com altas taxas de juros levando a agravar ainda mais a situação da pessoa, causando problemas pessoais, familiares e profissionais que interferem na qualidade de vida do ser humano, tanto na área física, quanto na mental, na emocional, no ambiente de trabalho, no relacionamento conjugal, no relacionamento entre pais e filhos. Assim, uma boa organização das finanças pessoais com planejamento, orçamento familiar, investimento e acompanhamento leva a melhor qualidade de vida.

            Uma segunda experiência foi o Projeto de Extensão: Educação Financeira nas Escolas 0704/2007 que vigorou no período de 02/04/2007 a 01/04/2008, coordenado pelo professor Antonio Zotarelli do Departamento de Ciências Econômicas da UEM. Esse projeto procurou estender suas atividades até as escolas públicas de Maringá do 3° ano do ensino médio, público esse que já estava ou se preparava para entrar no mercado de trabalho e ter sua renda mensal e dessa forma estariam sendo preparados com as noções complementares de educação em relação às finanças pessoais. No total foram oito escolas contempladas com o projeto.

            Finalmente, a terceira experiência está sendo o projeto de extensão Educação Financeira Sustentável, aprovado em 30/10/2007 e encontra-se atualmente em plena atividade. Este projeto foi um aperfeiçoamento do primeiro e teve como coordenadora a Psicóloga Clisalva Gomes da Silva, lotada PRH/DCT. Atualmente a coordenação está a cargo da Assistente Social Carla Fernanda Barros.

            Nesse período no qual o tema educação financeira vem sendo trabalhado em regime de extensão pela UEM, segundo os respectivos relatórios anuais, alguns dos resultados podem ser vistos abaixo:

Descrição

Quantidades

Servidores da UEM e familiares beneficiados

4.200

Palestras e minicursos em eventos

35

Público em geral atingido nas palestras em eventos e cursos - SIPATs, semanas acadêmicas em escolas e empresas.

6.000

Mostras e exposições

7

Cartilha - já na 3ª. edição

5.000 unidades

Orientações financeiras

215 atendimentos

Cursos específicos na sede, nas extensões, Núcleo de Educação e Prefeitura Municipal de Maringá

28

Monografia baseada no protejo

1

Entrevista a jornais, rádios e TV

diversas